sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

MALTA GANHA SITE DE NOTICIAS


Por: Jonas Dias / Euzimar Gregorio
 
 

Acidade de Malta com 5.613 habitantes área 156 km2 dados do IBGE 332 km de João Pessoa ganha site de noticias. www.maltapbnoticias.com.br

Com direção geral do empreendedor Jonas Dias Da Silva conhecido como BAIANO, este empreendedor chegou a Malta em fevereiro no ano de 2008 da capital Baiana Salvador-BA, onde e ele viveu parte de sua vida, este BAIANO observando o histórico de Malta e observando a necessidade nestas questões decidiu a tomar uma decisão para Presentear esta cidade acolhedora em criar um site de noticias para Malta e região para tratar das questões jornalísticas da cidade com noticias gerais que trazendo destaques local, estadual, nacional e internacional. A exemplo de: Política, segurança, educação, meio ambiente, economia, esporte, cultura entre outros.

Com este projeto MALTAPBNOTICIA vai trazer para cidade um vinculo de comunicação social e entretenimento para o mundo promovendo conhecimento e informação para todos os internautas com leituras claras e objetivas. O mesmo tem como objetivo de atrair na questão sócio econômico empreendimentos Para nossa cidade.

Malta atualmente em termos de serviços bancários conta com: Correios e Banco do Brasil, Bradesco e casa lotérica. Em se tratando de empresas: uma fabrica de material de limpeza, duas cerâmicas e pouco mais de setenta empresas, cadastrada que contribui com ICMS na cidade. sendo trinta micros empreendedores individuais até dezembro de 2012. Divulgação: Nosso site será uma poderosa ferramenta de marketing: servirá como vitrine para você que está começando um negócio ou quer explorar um novo mercado. Para você que já está consolidado no mercado, serve como currículo eletrônico e ajuda a valorizar a sua marca. Tudo isso com a grande vantagem da não existência de limites geográficos: qualquer interessado, em qualquer lugar do mundo, poderá conhecer seus produtos e serviços.

Na questão cultural traz a todos os Maltenses eventos culturais já tradicionais a exemplo das festas juninas e padroeira da cidade. Na parte educacional o site MALTAPBNOTICIAS, trata-se de um vinculo de comunicação social onde nossos estudantes terá o direito de navegar usando a nossa pagina como fonte de pesquisas escolares e oferecemos a estes uma definição de alta resolução, trazendo facilidades em suas pesquisas.

Atenciosamente: MALTAPBNOTICIAS.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Cães abandonados são recolhidos em Malta


Por: Jonas Dias

Cães que são abandonado em, Malta, é recolhidos segundo informações de populares boa parte desses, Animais são abandonados, por moradores de cidades vizinhas da região, esse animais vivem peregrinado nas ruas em busca de alimentos eles revira lixos, e o espalha que são colocados nas portas das casas para ser coletados. trazendo transtornos e incômodos á população muito desses animais,provavelmente tem a doença, ( Leishmaniose  Visceral ) ou Calazar.

MALTA PB NOTICIAS aguarda pronunciamento da assessória de imprensa do município qual será o destino desses animais.      

 

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Mulheres com enxaqueca com aura têm maior risco cardíaco, diz estudo

Tipo de enxaqueca se caracteriza por distorções coloridas na visão.
Pesquisadores avaliaram grupo de 28 mil mulheres.



Mulheres que têm enxaquecas com aura, distorção colorida na visão que ocorre durante crises agudas, correm um risco maior de desenvolver doenças cardiovasculares, como infartos e derrames, aponta um estudo divulgado nesta terça-feira (15) nos Estados Unidos, durante o encontro anual da Academia Americana de Neurologia.
Realizada pelo Hospital Brigham de Saúde da Mulher, em Boston, em parceria com Instituto Nacional de Pesquisa Médica de Bordeaux, na França, a investigação científica envolveu 27.860 mulheres, sendo que 1.435 delas apresentavam quadro de enxaqueca que levam a distúrbios na visão. Após 15 anos, 1.030 das 27.860 delas tiveram ataques cardíacos, derrames ou mortes por causas vasculares.
De acordo com Tobias Kurth, um dos autores, a enxaqueca com aura mostrou-se o segundo fator de risco mais forte para a incidência de ataques cardíacos e derrames, atrás apenas da hipertensão, e ficando à frente de enfermidades como diabetes e obesidade.
Vida saudável evita problemas graves
Cerca de 15% das mulheres dos Estados Unidos e da França sofrem deste tipo de dor de cabeça. Isto representa anualmente 7,9 casos para cada de mil mulheres. Casos de hipertensão, por exemplo, têm uma estimativa de 9,8 para cada grupo de mil.
Kurth afirma que os riscos cardiovasculares podem ser reduzidos se as portadoras da enxaqueca com aura tiverem uma vida saudável, mantendo a pressão arterial estável e não fazendo uso de cigarros, por exemplo.
Grupo testa massagem que pode curar dores de cabeça (Foto: Rodolfo Tiengo/ G1)

                 
*G1

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Presidente Dilma Rousseff vem ao Estado da Paraíba no dia 31 de janeiro

Informação foi confirmada pelo secretário João Azevedo após encontro ministro da Integração

A presidente Dilma Rousseff (PT) virá a Paraíba no próximo dia 31 de janeiro. Essa é a primeira vez que a petista pisará em solo paraibano desde que assumiu a presidência da República. 

A informação foi confirmada na tarde desta terça-feira (15) pelo secretário dos Recursos Hidricos do Estado da Paraíba, João Azevedo, em entrevista à na Rádio Jovem Pan de João Pessoa, após encontro com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, em Brasília. 

De acordo com João Azevedo, Dilma deverá visitar na Paraíba as obras do Centro de Convenções, em João Pessoa, e as obras do canal Acauã Araçagi.

A confirmação da vinda de Dilma ao Estado foi feita durante audiência em Brasília com a presença do governador Ricardo Coutinho (PSB) onde o chefe do Executivo estadual cumpre um extensa agenda administrativa.  

 "Já tivemos reuniões com o Ministério da Integração Nacional, Ministério do Planejamento, com Fernando Bezerra e Mirian Belchior, com o presidente da Funasa, Secretaria Nacional dos Portos, enfim, é uma agenda bastante extensa. Hoje tivemos a confirmação por parte do ministro Fernando Bezerra que a presidente da República estará visitando à Paraíba, as obra do Centro de Convenção e as obras do Canal Acauã Araçagi, que já estão em execução, ligando essas duas barragens", declarou o secretário. 


Roberto Tartgino - MaisPB

Prazo para o alistamento militar obrigatório vai até 28 de junho em 2013

Brasília - O Ministério da Defesa publicou hoje (15) no DIARIO OFICIAL DA UNIAO da União o cronograma de convocação para o alistamento militar obrigatório em 2013. O prazo para os nascidos no ano de 1995 se apresentarem a uma Junta de Serviço Militar começou em 2 de janeiro e vai até 28 de junho, último dia útil do primeiro semestre.
Quem não se apresentar até essa data terá que pagar multa e, se convocado, prestará serviço apenas no ano de 2015. Quem nasceu antes de 1995 e não se apresentou no ano passado também deverá comparecer às juntas de serviço militar e pagar multa de R$ 1,38 por ano de atraso.
O documento exigido para o alistamento é certidão de nascimento e uma foto 3x4. Os homens com mais de 18 anos em falta com o serviço militar não conseguem ingressar em universidades, não podem ter a carteira de trabalho assinada e são impedidos de tirar documentos.
 
* Agência Brasil

Receita federal paga hoje primeiro lote da malha fina do IR 2012

Da Agência Brasil
Brasília - A Receita Federal paga hoje (15) o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 da malha fina. Além disso, estarão disponíveis os valores referentes às declarações dos exercícios de 2011, 2010, 2009 e 2008. A consulta ao lote está disponível no site da Receita.
Para o exercício de 2012, serão creditadas restituições a um total de 79.484 contribuintes, com correção de 6%. Do exercício de 2011, serão creditadas restituições para um total de 11.513 contribuintes, com correção de 16,75%.
De 2010, serão 6.781 restituições, com correção de 26,9% e de 2009, o número chega a 4.613, corrigidas em 35,36%. Do exercício de 2008, serão creditadas restituições para um total de 4.703 contribuintes, com correção de 47,43%.
A Receita lembra que a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá procurar qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento do banco por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em qualquer banco.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Candidatos ao ProUni já podem consultar vagas disponíveis*iBahia

Candidatos ao ProUni já podem consultar vagas disponíveis
O estudante que pretende se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni) a partir da próxima quinta-feira (17) já pode consultar as vagas disponíveis pela internet. É possível fazer a consulta por curso, instituição e cidade. O ProUni oferece a estudantes de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior.
As inscrições para o ProUni ocorrem exclusivamente na internet de 17 a 21 de janeiro. A primeira divulgação dos resultados será no dia 24 de janeiro e a segunda no dia 8 de fevereiro. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das etapas poderá aderir a uma lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro.
Para participar é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista. Também é pré-requisito ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e atingido pelo menos 450 pontos, além de não ter zerado a nota da redação. Até o ano passado, a exigência mínima era alcançar 400 pontos.
Para concorrer à bolsa integral, é preciso comprovar renda bruta familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
O estudante deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2012 para se candidatar a uma vaga no ProUni. Ele escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.
Após a divulgação dos resultados os candidatos pré-selecionados terão um prazo para comparecer à instituição de ensino com os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.
O estudante que conseguir apenas uma bolsa parcial (50% da mensalidade) pode custear a outra parte por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) sem a necessidade de apresentar fiador. Para isso, é necessário que a instituição onde o aluno pretende se matricular tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).
Concorrer à bolsa do ProUni pode ser uma alternativa para quem não conseguiu uma vaga no Sisu, sistema que oferta vagas em instituições públicas de educação superior. No entanto, caso o candidato seja selecionado nos dois programas deverá optar pela bolsa do ProUni ou pela vaga do Sisu. Isso porque é vedado usar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.
De acordo com dados do Ministério da Educação, o ProUni já atendeu a mais de 1 milhão de estudantes, sendo 67% com bolsas integrais.

 *iBahia

notíciasPARAÍBA Ricardo Coutinho anuncia reajuste para todos os servidores do estado


Governador Ricardo anuncia reajuste básico geral de 3% para todos os servidores da Paraíba


ClickPB


O governador Ricardo Coutinho acaba de anunciar em seu programa de rádio semanal que todos os servidores do Estado terão um reajuste básico geral de apenas 3% neste mês de janeiro.  Na última semana, a equipe econômica do Governo se reuniu com diversas categorias estaduais para tratar do novo reajuste e criou-se uma expectativa enorme para o anúncio. 
                                                       
Ricardo explicou governo age dentro das possibilidades, financeiras e legais, para garantir um reajuste salarial para todas as categorias e consolidar uma conquista para o servidor, que foi a criação de uma data-base no mês de janeiro de 2012. Segundo o governador, o reajuste médio de 3% é fruto do diálogo e negociação das categorias representativas dos servidores junto com o governador e a equipe econômica do Governo .


Para o magistério foi anunciado aumento médio de 10% para ativos e inativos. Na saúde , nível superior de 7 à 9%. No nível médio: de 12% à 18%. Para os policiais militares e Bombeiros Militares, os reajustes variam de 10% a 14%, ou seja, 10.3% para Coronel e 14% para soldado. O Fisco Estadual vai receber apenas 5%, parcelado em janeiro, 3% e junho, 2%.

*ClickPB

Quarenta e cinco cidades continuam sem data para eleger novos prefeitos

Brasília - Até agora, 45 dos 59 municípios brasileiros que tiveram o resultado da última eleição para prefeito anulado continuam sem data para o novo pleito. A revogação da disputa nessas cidades ocorreu porque o candidato que obteve mais de 50% dos votos válidos teve o registro de candidatura indeferido em última instância.
Na lista das 14 cidades que já definiram calendários, Guarapari (ES) será a primeira a conhecer o novo prefeito no dia 3 de fevereiro. Um mês depois, dia 3 março, é a vez de mais dez cidades resolverem a pendência: Bonito (MS), Sidrolândia (MS), Tangará (SC), Criciúma (SC), Campo Erê (SC), Balneário Rincão (SC), Camamu (BA), Novo Hamburgo (RS), Eugênio de Castro (RS) e Erechin (RS). Já o município de Pedra Branca do Amapari ( AP) vai eleger o novo prefeito em 31 de março, e as cidades mineiras de Biquinhas e São João do Paraíso, no dia 7 de abril.
Nos municípios onde os processos ainda dependem de julgamento, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores continua no comando do Executivo local. O calendário e as regras das eleições das cidades que ainda precisam eleger prefeitos este ano são de responsabilidade dos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais, mas não há prazo para que os TREs definam essas datas.


* Agência Brasil

Veja os 12 profissionais mais escassos no mercado

A longa espera por um profissional qualificado parece que chegou de vez ao departamento de Recursos Humanos das empesas. De acordo com levantamento realizado pela Page Personnel, empresa de recrutamento especializado em profissionais técnicos e de de suporte à gestão, a procura por um profissional qualificado pode demorar até 120 dias, tempo necessário para recrutar um vendedor técnico. “A escassez de mão de obra no mercado nacional passa por todos os segmentos e atinge diretamente o nível de produtividade das empresas. Hoje o processo de recrutamento está mais longo; há mais procura de candidatos do que oferta de profissionais, cenário até pouco tempo quase que improvável no Brasil. A busca por profissionais é mais demorada do que ocorria há três anos”, explica Roberto Picino, diretor-executivo da Page Personnel.
Confira abaixo a relação dos profissionais mais escassos no mercado, o salário médio, tempo médio para recrutamento e perfil adequado para a vaga:
1) Supervisor de Produção
Tempo médio de recrutamento: 30 a 60 dias
Salário médio: R$ 6,5 mil a R$ 9 mil
Perfil necessário para a vaga: o profissional precisa entender da cadeia de produção, unir o lado lógico e o humano para que consiga lidar com a gestão de pessoas. O supervisor deve garantir que haverá matéria-prima suficiente para a produção e minimizar os gargalos que venham a surgir garantindo a eficiência e reduzindo custos de produção. Algumas empresas requerem profissionais especializados em seu segmento e em uma determinada área , como também empresas que seguem a linha multiprofissional, ou seja, buscam profissionais que entendam de diversas áreas e segmentos.
2) Técnico de Campo (manutenção eletromecânica)
Tempo médio de recrutamento: 30 dias
Salário médio: R$ 3 mil a R$ 4 mil
Perfil necessário para a vaga: o técnico de campo é um dos profissionais mais requisitados em empresas de máquinas, equipamentos e serviços. Ele é responsável pela manutenção (elétrica, mecânica e em automação) dos equipamentos e linhas de produção nos clientes da empresa a qual trabalha. A maior dificuldade é encontrar profissionais com conhecimento nas três áreas e com total disponibilidade para viagens frequentes.
3) Consultor em Engenharia
Tempo médio de recrutamento: 60 dias
Salário médio: R$ 3 mil a R$ 8 mil
Perfil necessário para a vaga: profissional muito requisitado por conta do conhecimento técnico na área específica da consultoria. A maior dificuldade é encontrar um profissional com esse conhecimento específico e que apresente um perfil dinâmico e agressivo de consultoria, além da disponibilidade de viagens.
4) Vendedor Key Account Sênior – Inglês fluente e boa penetração nas grandes redes de supermercado.
Tempo médio de recrutamento: 60 a 90 dias
Salário médio: R$ 4.500 a R$ 6.000 + comissões mensais
Perfil necessário para a vaga: gestão de carteira de clientes de grandes redes. Responsável pela negociação de contratos com compradores. Definição e implementação de ações promocionais com o objetivo de melhorar exposição dos produtos nas redes e incremento de vendas. Gestão de custos, rentabilidade e volume de vendas.
5) Analista de Revenue Management
Tempo médio de recrutamento: 60 a 90 dias
Salário médio: R$ 3.000 a R$6.000
Perfil necessário para a vaga: responsável pela gestão de receitas nas operações de vendas, gestão de preços, margem e investimentos de trade, construção e análise de P&L e dados de vendas. Elaboração de relatórios gerenciais, cruzando informações financeiras da empresa com informações de mercado. Analisar custos e despesas por produto e canal de vendas, antecipando necessidades de ações de preço ao mercado.
6) Analista de Inteligência de Mercado
Tempo médio de recrutamento: 60 a 90 dias
Salário médio: R$ 5.000 a R$ 6.500
Perfil necessário para a vaga: municiar as áreas de Marketing e Vendas com informações referentes aos mercados, levantando e analisando situação da concorrência, movimentações estratégicas, posicionamento e novos entrantes em potencial. Analisar o posicionamento estratégico da empresa, apontando eventuais possibilidades de obtenção de vantagem competitiva. Elaborar relatório mensal de performance de vendas da empresa frente aos concorrentes, com base em informações de mercado.
7) Analista de Gerenciamento por Categoria Sênior
Tempo médio de recrutamento: 90 dias
Salário médio: R$ 5.200 a R$ 7.000
Perfil necessário para a vaga: gerar informações sobre o consumidor e as novas práticas de mercado visando à melhoria dos planos de ação de gerenciamento por categoria. Desenvolver planogramas (estratégia de exposição e organização das marcas nos diferentes canais de vendas) direcionados por canais e regiões. Desenvolver os processos internos referentes ao gerenciamento de categorias, coordenando e suportando a equipe de vendas na elaboração do plano da categoria. Avaliação do desempenho do cliente e mercado, estratégias e táticas para a categoria (Preço, promoção, espaço e mix). Acompanhar a evolução dos produtos, share, distribuição, preço e posicionamento da marca. Acompanhar efetivamente as ações da concorrência e gerar ações que auxiliem a minimizar ou bloquear o seu possível impacto. Contribuir para o desenvolvimento de parcerias com os clientes, visando aprimorar o relacionamento comercial.
8) Analista de Marketing Digital / E-commerce
Tempo médio de recrutamento: 60 a 90 dias
Salário médio: R$ 4.500 a R$ 5.500
Perfil necessário para a vaga: liderar projetos digitais com desenvolvimento e administração de conteúdo de websites de e-commerce, campanhas de mídia online. Geração e análise de relatórios de métricas online, com foco no resultado e usabilidade do websites, a partir de ferramentas como Google Analytics.
9) Demand Planning (Planejamento e Demanda)
Tempo médio de recrutamento: 60 dias
Salário médio: R$ 4 mil a R$ 8 mil
Perfil necessário para a vaga: o profissional precisa de uma visão geral da cadeia de supply chain. Forte interface com produção, logística e comercial – tanto vendas quanto compras. O profissional deve gerar a previsão de vendas de determinado produto / linha de produtos baseado em fatores como histórico de vendas, previsão de demanda, nível de estoque, sazonalidade entre outros. As empresas buscam profissionais analíticos suficiente para ter a previsão mais assertiva, assim como estratégicos para acompanhar as alterações no plano e gerar resultados mais próximos da realidade. O idioma inglês acaba sendo exigido em mais de 90% dos casos.
10) Projetos Logísticos
Tempo médio de recrutamento: 90 dias
Salário médio: R$ 4,5 mil a R$ 9 mil
Perfil necessário para a vaga: o profissional de projetos logísticos está inserido em operadores logísticos, varejo ou indústria. Como operador logístico, tem que ter uma visão ampla de processos já que lida com segmentos diversos, com urgências e particularidades distintas. As atividades poderão ser voltadas tanto para o dimensionamento / planejamento, implementação ou melhoria do projeto.
11) Strategic Sourcing (Compras Estratégicas)
Tempo médio de recrutamento: 45 a 60 dias
Salário médio: R$ 4 mil a R$ 8 mil
Perfil necessário para a vaga: o profissional de Strategic Sourcing traz uma visão estratégica para a área de compras. Perfil comercial arrojado, com forte habilidade de negociação. Visão macro do processo de supply chain, além de trazer novas alternativas para o negócio, considerando custo-benefício, melhor qualificação de fornecedores, savings entre outros fatores. Este profissional é peça estratégica, pois movimentará a cadeia de suprimentos, otimizando o fluxo do processo e trazendo melhorias de qualidade, custos, entre outros. As empresas buscam por perfis com visão ampla e estratégica do mercado fornecedor, econômico, financeiro etc. Fluência em inglês é fundamental.
12) Vendedor Técnico
Tempo médio de recrutamento: 90 a 120 dias
Salário Médio: R$ 6.000 a R$ 7.000
Perfil necessário para a vaga: formação em Química ou Engenharia Química / Experiência comercial no mercado cosmético. Gestão de carteira de clientes no segmento cosmético, prospecção de novas contas, venda consultiva e participação de feiras e eventos do setor.
 *Gente & Mercado

*Portal gazeta on line

Pacientes que usam aparelhos não poderão ter energia cortada na PB

Benefício é para pessoas que precisam do uso continuado de aparelhos.
Pacientes não poderão ter o fornecimento de suas casas suspenso.

Benefício é para pessoas que precisam do uso continuado de aparelhos.
Pacientes não poderão ter o fornecimento de suas casas suspenso
.

Pessoas com doenças cujo tratamento dependa do uso de aparelhos elétricos não podem mais ter o fornecimento de energia de suas casas suspenso pelas concessionárias. O governador da Paraiba, Ricardo Coutinho (PSB), sancionou um projeto de lei do deputado estadual Domiciano Cabral (DEM) criando essa nova norma. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado no sábado (12) e já está em vigor.

Segundo o texto da lei, a família do paciente terá que comprovar a necessidade do uso de equipamentos no tratamento junto à fornecedora de energia. Caso a empresa descumpra a lei, receberá uma multa diária de 500 UFIRs.
O benefício é para pacientes cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de  aparelhos. A garantia da continuidade do serviço de fornecimento não tira das pessoas beneficiadas com a norma a obrigação de realizar os pagamentos devidos à concessionária de energia.

A lei também autoriza o Governo do Estado a conceder a isenção do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias (ICMS)  à  empresa distribuidora de energia sobre o fornecimento para a família do portador de doença. Para ter essa insenção, a concessionária terá que comprovar a existência de famílias assistidas pelo benefício.

 FONTE : Do G1 PB

Novos prefeitos enfrentam condições muito precárias no início da gestão

 


Em alguns municípios, faltam móveis, computadores e até luz na prefeitura.
Três cidades visitadas pelo Fantástico tiveram que pedir ajuda à polícia.


Imagine chegar ao trabalho e dar de cara com um buraco de 12 metros no seu escritório. Ou então você não pode acender a luz, porque a conta não foi paga. E nem ir ao banheiro, porque falta o vaso... Essa é a realidade de muitos prefeituras pelo brasil.
“Quando nós assumimos, em 2009, tivemos o compromisso maior de sanear o município, de preparar o município para a frente”. A frase foi dita por Bevilácquia Matias em discurso quando era prefeito da cidade de Juazeirinho, no interior da Paraíba. “Hoje nós temos todas as finanças do município saneadas”.
Mas a sucessora dele, que foi eleita no ano passado, diz que encontrou a prefeitura com a energia elétrica cortada por falta de pagamento. “Nós assumimos a prefeitura do município literalmente às escuras”, diz a prefeita Carleusa Marques.
Ano novo, vida nova. Hora de botar os planos em ação. Mas os novos prefeitos de 12 cidades visitadas pelo Fantástico essa semana estão tendo péssimas surpresas.
Também por falta de pagamento, prédios das administrações de Miguel Alves entraram em 2013 sem energia. “O computador que continua as informações de transferências de aluno desapareceu”, diz José Pereira, secretário de Educação e Miguel Alves (PI).
“Nesse momento, estamos sem dado algum, fazendo um trabalho de detetives aqui para ver o que podemos descobrir”, afirma Pedro da Silva, prefeito de São Domingos (SE).
Onde falta informação tem muita coisa importante que também faz falta.
“Até o momento, a gente não tem dinheiro para comprar água dentro da prefeitura, porque a gente não teve acesso a nenhuma conta ainda. Não pude fazer senha, nada”, revela Carleusa.
“Viver é ruim sem água”, diz Adílson Henrique da Silva, de 13 anos. Ele é sensível, um amigo dos livros, mas não tem tempo para ler como queria. Na beira de uma estrada movimentada, Adílson transporta vizinhos e amigos em uma charrete e busca água para as necessidades básicas da família. “Tomar banho a gente busca ali na rua”, diz o jovem, que pega água todos os dias desde os 10 anos.
“Desde janeiro do ano passado não tem chuva aqui em Juazeirinho para arrumar água nem nada”, diz o biscateiro José Adenildo, que sai com um tambor para tentar conseguir água.
A cidade depende de caminhões-pipa porque o açude secou. Enquanto o caminhão não chega, os trabalhadores rurais tentam salvar os animais com água enlameada. “É muito ruim assim. Só se bebe porque é o jeito mesmo. Está muito ruim, salgada”, diz um criador. A água, conta, só serve para os animais: “Só para bicho. Para humano não presta”.
Para enfrentar os problemas da cidade, Juazeirinho precisa de dinheiro, claro.
Fantástico: Quanto a senhora encontrou no caixa da prefeitura?
Prefeita de Juazeirinho: No caixa da prefeitura, R$ 2,10.
“Encontramos uma prefeitura no escuro e totalmente sucateada, faltando computadores. Levaram as CPUs”, diz a prefeita.
“Não existem arquivos, que é a principal prova de documentação de uma administração”, revela Pedro Alves da Nóbrega, promotor de Justiça da Paraíba.
Quando assumiram, os novos prefeitos de Holambra, Tufilândia, Ipojuca, Alcobaça, Alhandra e Porto Acre também deram por falta de computadores. Dizem que os discos rígidos sumiram ou foram zerados.
“Estamos trabalhando no escuro, completamente no escuro. Pedimos informações a alguns funcionários. Ninguém sabe, ninguém viu”, conta Mariluce Almeida, secretária de Finanças de Alhandra (PB).
Assim fica difícil saber em que pé está a cidade. Os ex-prefeitos desses municípios afirmam ter deixado tudo direitinho pra gestão seguinte.
“A única coisa que foi tirada de lá foram os processos de pagamentos e entregue ao tribunal de contas”, afirma Leo Brito, ex-prefeito de Alcobaça (BA).
E a ex-prefeita de Holambra, no interior de São Paulo, diz que o computador era dela e que, mesmo assim, não tinha informações importantes. “O computador da prefeita, que informação que tem?”, diz Margareth Groth.
A sede da prefeitura de Holambra também não tem móveis. A ex-prefeita diz que levou embora porque também eram dela. “Quantos prefeitos num compra os móveis do próprio gabinete dele? Isso é normal”, aponta Margareth.
Um vídeo gravado em São Mateus mostra um grupo de homens levando embora o que seria o aparelho de raio-X do hospital local, que não estava em boas condições. O ex-prefeito da cidade afirma que deixou dinheiro em caixa e que a máquina de raio-X foi levada mesmo.
“A máquina de raio X do hospital do município era alocada de uma firma sediada em São Luís. O dono, no término do mandato, mandou buscar, porque expirou o contrato”, explica o ex-prefeito Francisco Rovélio.
Nessas condições, quem paga a conta - e sofre - é a população. No hospital de Juazeirinho, o lençol é da família da paciente! “É assim mesmo a gente chegava aqui, não tinha lençol”, diz Claudenice Santos Silva, mãe de paciente. O lençol que a filha usada foi levado pela tia.
O Fantástico encontrou carros quebrados, sem condição de rodar, em várias cidades. Nenhuma ambulância funciona em Juazeirinho. “Não tem o motor, né? O motor dela não se encontra”, diz José Oliveira, chefe de transporte do município paraibano.
O motor é que está doente! Foi encontrado, segundo a prefeitura, dentro da ambulância. Em nota, o ex-prefeito de Juazeirinho Bevilácqua Matias afirma que, na gestão dele, foram adquiridos veículos novos. Ele diz também que toda a documentação da cidade está no município, assim como os computadores e que Juazeirinho tinha, para a área de saúde, mais de R$ 300 mil em conta quando ele deixou o cargo.
Pedro Serafim, ex-prefeito de Ipojuca, no Piauí, afirma que tanto os veículos da cidade quantos os computadores funcionam. Segundo o ex-prefeito, imagens feitas pela equipe dele comprovam isso.
João Teles, ex-prefeito de Bujari, no Acre, afirma que deixou a cidade em condições de ser administrada por qualquer prefeito. Mas a atual administração diz que está passando necessidades. O banheiro da sede da prefeitura não tem privada.
José Robson Mecenas, ex-prefeito de São Domingos, Sergipe, não quis gravar entrevista. Ainda em São Domingos, quando os funcionários chegaram para o primeiro dia de trabalho, encontraram um buraco de 12 metros de profundidade dentro da prefeitura. No fundo do buraco, restos do que parece ser uma papelada. Até hoje, o novo prefeito não sabe para que serve o buraco.
Já em Canavieiras, a surpresa veio de cima. A prefeitura diz que mandou instalar uma antena de TV. Aí o técnico teve uma surpresa: “Quando eu fui ver o sistema de calhas, de calhamento, para seguir o fio de áudio e vídeo, foram encontradas uma microcâmera e uma pré-escuta direcionado para a mesa do prefeito”. O caso foi parar na polícia. O ex-prefeito Zairo Loureiro nega envolvimento.
Até agora, pelo menos três das 12 cidades citadas nesta reportagem pediram ajuda à polícia. Em Juazeirinho, o Ministério Público também investiga a situação da prefeitura.
“Não vemos a saúde, não vemos a segurança, a educação; não vemos funcionar da maneira que é pra funcionar. O município de Juazerinho está entre aqueles que hoje estão sofrendo com esse problema da seca, e não há a assistência necessária pra suprir essa falta. Não é suprido. Por quê? Por causa de desmandos com dinheiro público”, afirma o promotor Pedro Alves da Nóbrega.

*G 1

domingo, 13 de janeiro de 2013

Biografia de Dilma Rousseff



Primeira mulher a se tornar Presidente da República do Brasil, Dilma Vana Rousseff nasceu em 14 de dezembro de 1947, na cidade de Belo Horizonte (MG). É filha do imigrante búlgaro Pedro Rousseff e da professora Dilma Jane da Silva, nascida em Resende (RJ). O casal teve três filhos: Igor, Dilma e Zana.
A filha do meio iniciou os estudos no tradicional Colégio Nossa Senhora de Sion, e cursou o ensino médio no Colégio Estadual Central, então centro da efervescência estudantil da capital mineira. Aos 16 anos, Dilma dá início à vida política, integrando organizações de combate ao regime militar.
Em 1969, conhece o advogado gaúcho Carlos Franklin Paixão de Araújo. Juntos, sofrem com a perseguição da Justiça Militar. Condenada por “subversão”, Dilma passa quase três anos, de 1970 a 1972, no presídio Tiradentes, na capital paulista.
Livre da prisão, muda-se para Porto Alegre em 1973. Retoma os estudos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul após fazer novo vestibular. Em 1975, Dilma começa a trabalhar como estagiária na Fundação de Economia e Estatística (FEE), órgão do governo gaúcho. No ano seguinte, dá à luz a filha do casal, Paula Rousseff Araújo.
Dedica-se, em 1979, à campanha pela Anistia, durante o processo de abertura política comandada pelos militares, ainda no poder. Com o marido Carlos Araújo, ajuda a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Rio Grande do Sul. Trabalhou na assessoria da bancada estadual do partido entre 1980 e 1985. Em 1986, o então prefeito da capital gaúcha, Alceu Collares, escolhe Dilma para ocupar o cargo de Secretária da Fazenda.
Com a volta da democracia ao Brasil, Dilma, então diretora-geral da Câmara Municipal de Porto Alegre, participa da campanha de Leonel Brizola ao Palácio do Planalto em 1989, ano da primeira eleição presidencial direta após a ditadura militar. No segundo turno, Dilma vai às ruas defender o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT).
No início da década de 1990, retorna à Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul, agora como presidente da instituição. Em 1993, com a eleição de Alceu Collares para o governo do Rio Grande do Sul, torna-se Secretária de Energia, Minas e Comunicação do Rio Grande do Sul.
Em 1998, inicia o curso de doutorado em Economia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mas, já envolvida na campanha sucessória do governo gaúcho, não chega a defender tese. A aliança entre PDT e PT elege Olívio Dutra governador e Dilma ocupa, mais uma vez, a Secretaria de Energia, Minas e Comunicação do Rio Grande do Sul. Dois anos depois, filia-se ao PT.
O trabalho realizado no governo gaúcho chamou a atenção de Luiz Inácio Lula da Silva, já que o Rio Grande do Sul foi uma das poucas unidades da federação que não sofreram com o racionamento de energia em 2001.
Em 2002, Dilma é convidada a participar da equipe de transição entre os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Lula (2003-2010). Depois, com a posse de Lula, torna-se ministra de Minas e Energia.
Entre 2003 e 2005, comanda profunda reformulação no setor com a criação do chamado marco regulatório (leis, regulamentos e normas técnicas) para as práticas em Minas e Energia. Além disso, preside o Conselho de Administração da Petrobrás, introduz o biodiesel na matriz energética brasileira e cria o programa Luz para Todos.
Lula escolhe Dilma para ocupar a chefia da Casa Civil e coordenar o trabalho de todo ministério em 2005. A ministra assume a direção de programas estratégicos como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o programa de habitação popular Minha Casa, Minha Vida. Coordenou ainda a Comissão Interministerial encarregada de definir as regras para a exploração das recém-descobertas reservas de petróleo na camada pré-sal e integrou a Junta Orçamentária do Governo, que se reúne mensalmente para avaliar a liberação de recursos para obras.
Em março de 2010, Dilma e Lula lançam a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que amplia as metas da primeira versão do programa. No dia 03 de abril do mesmo ano, Dilma deixa o Governo Federal para se candidatar à Presidência. Em 13 de junho, o PT oficializa a candidatura da ex-ministra.
No segundo turno das eleições, realizado em 31 de outubro de 2010, aos 63 anos de idade, Dilma Rousseff é eleita a primeira mulher Presidenta da República Federativa do Brasil, com quase 56 milhões de votos.