sábado, 29 de outubro de 2011

Ex-presidente Lula é diagnosticado com tumor na laringe


O ex-presidente Lula está com câncer na laringe. A descoberta foi feita neste sábado (29) durante a realização de exames em São Paulo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de laringe é um dos mais comuns a atingir a região da cabeça e do pescoço.
Entre os sintomas estão dor de garganta e rouquidão e o tabagismo e ingestão de bebidas alcoólicas são fatores de risco.
Como na maioria dos tipos de câncer, o de laringe também aumenta as chances de cura e diminui o risco de sequelas.
“A agressividade, a evolução da doença, depende muito da fase em que ele é diagnosticado. Câncer de laringe, diagnosticado em fase inicial, as chances de cura são muito boas, acima de 80% a 90%. A doença diagnosticada em fase muito avançada, as chances de cura são muito pequenas, na base de 40% das vezes”, explica o oncologista do Hospital A.C.Camargo, José Guilherme Vartaniam.
Médico fala sobre o tratamento de quimioterapia que o ex-presidente deve fazer. “De maneira geral, não sei especificamente o caso do ex-presidente Lula, mas nas doenças em fase inicial, o tratamento é geralmente com cirurgia ou radioterapia e por sua vez, as doenças muito avançadas é baseado em cirurgia. Como o ex-presidente está sendo recomendado a fazer tratamento quimioterápico, traduz uma doença intermediária onde a quimioterapia tem o seu papel no intuito de evitar sequelas de uma eventual cirurgia mais agressiva poderia causar, principalmente nas sequelas em relação a voz e a deglutição dos pacientes”.
Nós conversamos com um dos médicos que examinaram Lula e ele disse que o ex-presidente estava incomodado com uma rouquidão e com dores na garganta. Por isso, ele foi até o Hospital Sírio Libanês ontem à noite (28) e realizou alguns exames.
O diagnóstico foi divulgado hoje pela manhã: ele tem um tumor na laringe. Segundo uma nota da assessoria de imprensa do ex-presidente divulgada na tarde deste sábado (29), Lula deve deixar o hospital ainda hoje.
O ex-presidente Lula fez 66 anos anteontem e gravou uma mensagem em agradecimento aos internautas que lembraram do aniversário dele. Veja o vídeo.
FONTE: JORNAL HOJE