segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

economia do país deve crescer 3,26% em 2013; inflação será de 5,49%

O mercado voltou a estimar um crescimento menor para a economia do país no ano, além de aumentar a expectativa de inflação. Os dados constam da pesquisa Focus, divulgada pelo Banco Central nessa segunda-feira (7).
Segundo os economistas consultados pelo BC, a perspectiva para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano é de 3,26%, ante 3,30% na semana anterior.
Em relação à inflação, os analistas consultados elevaram a projeção para 5,49%, frente a expectativa anterior de 5,47%.
Para 2012, a projeção para o PIB foi mantida em expansão de 0,98%, depois de os analistas terem estimado um crescimento abaixo de 1% na semana passada pela primeira vez.
Já a para a inflação a pesquisa mostra que agora os analistas preveem que a taxa medida pelo IPCA terá chegado a 5,73% em 2012, ante 5,71% anteriormente, na quinta semana seguida em que elevaram sua projeção.
A pesquisa Focus desta segunda-feira mostrou ainda que os analistas mantiveram a previsão de que a Selic encerrará 2013 nos atuais 7,25%, mesmo percentual estimado para a taxa básica de juros em janeiro.
O mercado reduziu ligeiramente no Focus a previsão para o dólar para o fim deste ano a R$ 2,08, ante R$ 2,09 na semana anterior.
A economia brasileira ainda mostrava dificuldade em deslanchar no fim de 2012. A produção industrial recuou 0,6% em novembro, em meio a uma desaceleração na fabricação de automóveis e da indústria extrativa. Segundo analistas, isso  deixa para 2013 a esperada retomada da atividade de forma mais efetiva.
*Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.